terça-feira, 3 de julho de 2012

Avaliar o perfil do Facebook de um profissional pode ser uma boa forma de medir o desempenho que ele terá no trabalho, segundo um estudo feito por professores das universidades americanas de Northern Illinois (EUA)Evansville e Auburn.

Na pesquisa, três recrutadores especialistas em mídias sociais analisaram o perfil de 56 estudantes universitários usuários do Facebook por cerca de cinco minutos e usaram as informações disponíveis na rede para avaliar a personalidade desses jovens. A partir do número de amigos, interesses, fotos e interações no mural, os especialistas identificaram cinco traços de personalidade: receptividade, consciência, extroversão, afabilidade e estabilidade emocional.

Seis meses depois, esses relatórios foram comparados a uma avaliação do desempenho dos jovens no trabalho, feita pelos seus empregadores. O estudo encontrou fortes relações entre os dois materiais e muitas vezes os perfis identificados pelos recrutadores por meio do Facebook foram mais precisos do que outros testes de personalidade comumente usados por profissionais de RH na seleção de candidatos.

Um exemplo de como o perfil na rede social pode ser relevante para o mapeamento da personalidade é a relação entre receptividade e curiosidade intelectual com a variedade de livros, citações famosas e posts que mostram a abertura do usuário a experiências novas. Outra relação se dá entre o número de amigos e interações frequentes e o nível de extroversão da pessoa.

Segundo o estudo, a falta de conscientização pode aparecer nos perfis na forma de pouco cuidado na hora de se comunicar e falta de disciplina. Já o conteúdo que indica uma tendência a mudanças bruscas de humor pode demonstrar pouca estabilidade emocional. 

5 comentários:

Unknown disse...

Esses dias estava comentando sobre algo parecido que li sobre empresas estarem analisando também perfis na hora de contratar. Entendi agora mais ainda o motivo.

Michelle Manzanares Pedroso disse...

Oi estou voltando a publicar se puder ajudar seguindo meu blog, também seguirei o seu! Boa sorte! http://www.pensamentosfundamentais.blogspot.com.br/

Michelle Manzanares Pedroso disse...

Oi estou voltando a publicar se puder ajudar seguindo meu blog, também seguirei o seu! Boa sorte! http://www.pensamentosfundamentais.blogspot.com.br/

Michelle Manzanares Pedroso disse...

Oi estou voltando a publicar se puder ajudar seguindo meu blog, também seguirei o seu! Boa sorte! www.pensamentosfundamentais.blogspot.com.br/

http://drycababy.blogspot.com.br/ disse...

oie, estou voltando a publicar, dar uma lida e segue se curtir o que escrevo.. vou ler seus post.

http://drycababy.blogspot.com.br/