terça-feira, 31 de março de 2009

Saudade

Todo mundo fala em saudade. Mas o que é isso realmente?Acredito que aquelas pessoas que perderam alguém muito próximo são as únicas que podem responder com sinceridade.

Saudade é uma mistura de sentimento de perda com um sentimento de impotência. Você sabe que a pessoa está longe e ao mesmo tempo deseja ela bem pertinho. E fica remoendo lembranças, e imaginando momentos futuros, isso tudo, com um pouco de requinte de crueldade, criando fantasias e sonhando com o tão desejado dia.

Na realidade, quem sente saudade é um pouco masoquista, porque sempre vejo os nostalgicos acanhados em sua dor, sentados num cantinho da casa, choramingando e desejando algo impossível.
Mas tem o pior, quando nos apegamos a objetos...nossa! Quem nunca sentiu falta da sua cama? Daquele travesseiro babado que só você entende porque gosta de deitar a cabeça nele? Ou de coisas mais banais, com a imagem da sua tv ou da sua xícara e até do seu chuveiro! Não existe explicação, só quando voltamos pra casa e usufruimos de tudo isso e pensamos: nada melhor que o nosso lar.

É, a saudade é algo que machuca, ainda mais quando se tem certeza que aquela pessoa não vai voltar. Se ela não vai voltar mais porque não te quer, a dor vem acompanhada pela rejeição, que é superável, afinal, o ser humano está sempre a procura da felicidade. Mas quando a saudade é eterna? Quando se chega em casa e só se encontra os pertences da pessoa querida e a ficha cai que ela não vai mais voltar? Quando você olha pra tudo que essa pessoa construiu e ela não poderá usufruir? Existe dor maior do que a sensação de que você poderia ter feito mais? De ter dito "eu te amo" mais, de ter ajudado mais, de ter beijado mais, de ter abraçado mais, de ter compreendido mais...não existe saudade que supere a culpa que se sente sem se ter o direito de sentir. Cada momento é um momento, cada saudade é uma saudade e cada aprendizado faz nos tornarmos melhores.

Mas saudade é um troço filha da puta mesmo...sabemos que um dia vai acabar, mas o medo de não poder voltar no tempo e o medo de não sermos donos do tempo, nos faz impotentes e só nos resta agarrar aquela peça de roupa usada, ou aquele objeto da pessoa que se foi e sofrer um pouquinho. No cantinho...baixinho...pra que ninguém nos veja, nos ouça, ou sinta pena.

Saudade é o sentimento que mais me acompanha. Eu aprendi a sofrer menos com ele, mas nunca a me acostumar. O dia que isso acontecer, eu seria a saudade eterna de alguém.

Um comentário:

Miguel Angelo Moreira disse...

Saudade é um sentimento de nostalgia em relação a alguma coisa que se perdeu dentro de nós.
saudade, por mais que te queira ficaras comigo até encontra um outro que me queira.
saudade, fruto da arvore proibida, brincadeira de crianças aprendendo a amar enquanto a fruta discretamente amadurece... fruta vermelha que não é proibida.